segunda-feira

Mentiras sinceras me interessam*


Algumas pessoas precisam ouvir mentiras, outras precisam falar e ainda há aquelas que precisam mentir para si mesmas. Santo Agostinho declara que Quem enuncia um fato que lhe parece digno de crença ou acerca do qual forma opinião de que é verdadeiro, não mente, mesmo que o fato seja falso. O que levaria uma pessoa a não falar a verdade? Será que se tem prazer mentindo? Bom, quem espera a verdade o tempo todo, pode se frustrar bastante. Eu me pergunto, às vezes, como poderia fazer para ajudar um mentiroso compulsivo a entender o seu problema? Nunca encontrei uma resposta para isso, mas, o tempo tem me mostrado que acreditar nessas pessoas e dar-lhes confiança, ajuda-os a ter mais segurança. Parece que se fortalece o ego, a auto-estima, acredito. Temos um comportamento que marginaliza os mentirosos e, portanto, não acredito que isso traga alguma ajuda. Acho que o mentiroso tem muito medo e recriminá-lo de forma errada pode prejudicar esse comportamento ainda mais. Pensar o assunto em termos bíblicos pode piorar a situação ainda mais, pois, João falou que O diabo é o pai da mentira (João 8:44). Assim, o mentiroso é um dos filhos do diabo. Eu já menti bastante e continuo mentindo. Tem horas que acho necessário e pertinente, outras, acho divertido. Não tenho nenhuma intenção em enganar ou prejudicar ninguém, mas, acho que podemos acreditar, porque não, nos mentiros. Afinal de contas, não sei quais são as suas verdades, mais ainda, não sei quais as verdades que querem ouvir. Vou terminar esse texto, pugnando pela minha incansável campanha para pensarmos em ser mais tolerantes com as diferenças e fragilidades dos outros, inclusive dos mentirosos.
Bjus
Foto: encontrada no endereço
http://www.noticias.com/articulo/20-10-2005/francisco-dancausa-ruiz/atraccion-mentira-y-politica-4mf7.html

* Estrofe da música Maior Abandonado, Cazuza e Frejat

Um comentário:

Maurício disse...

Adorei esse texto! Gosto da sua lucidez!