segunda-feira

E daí?


Hoje em dia você pode ser e ter tudo. Essa é a receita de felicidade que é divulgada a todos. Não é bem assim não. As coisas da vida nunca foram nem serão simples. Somos complexos e as fórmulas nem sempre se adequam para a conquista da nossa felicidade. Não tenho muita paciência para pessoas que têm uma fórmula para tudo e acham tudo muito simples. Elas não me acrescentam nada. Gosto daqueles, como Holanda, que um belo dia chegam na sua agenda, sem autorização e colocam a seguinte frase: "Se me contradigo? Pois bem, eu me contradigo: sou vasto, contenho multidões... (Walt Whitman)". Se fosse um babaca, colocaria uma piada do tipo: "Que Mário? Aquele que te ... atrás do armário!" Doutora Jub é um outro exemplo interessante. Ela, quando não tem uma resposta para uma discussão, deixa o espaço do silêncio para o outro pensar e repensar. Nem sempre se precisa dizer alguma coisa. Cadena tem o sorriso mais agregador da face da terra, é de uma leveza de espírito ímpar. O recém chegado Dedé, esbanja diplomacia e polidez. Menino direito, de família. Outras pessoas não citadas aqui têm muito valor também. O que quero dizer é que para cada um de nós existem possibilidades de sermos felizes, cada um ao seu modo, cada um ao seu tempo, cada um com o seu potencial, "cada qual com o seu cada qual". Não percamos tempo buscando uma felicidade vã. Temos valores incríveis. Infelizmente Charles Xavier não está por aqui para nos proteger. Nós, os mutantes.
Bjus
Foto: Cena do filme X-Man, personagem Charles Xavier, Patrick Stweart, direção Brayan Singer.

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu bem!!!!
Adorei!

Achei lindo o "sorriso agregador" do Cadena...É exatamente isso que eu acho dele.

Quanto ao tema, eu acho que quando a gente quer, a gente consegue. Pode ser meio piegas, mas acredito da irresignação humana, e por ela a gente pode transformar muita coisa.
Beijos, meu bem!!!
Beth

Anônimo disse...

Realmente, este tema (felicidade) é de um relativismo imensurável. A felicidade depende de tanta coisa: do indivíduo, do lugar, do momento... E quando temos o que queremos no momento certo, porém no lugar errado, e vice-versa? Concordo com você quando fala "Cada qual com seu cada qual", e é por isso que não é tão trivial falar sobre felicidade. O que é comum entre os seres é a sensação eterna de que ainda falta algo e realmente falta. Afinal de contas não existe um ponto final para a felicidade nem para nada. Certa vez estava tentando convencer minha mãe de que eu já tinha um pensamento formado quanto a algo que a estava deixando preocupada. Sabe o que aconteceu? Ela ficou ainda mais preocupada por eu está pensando daquela maneira e me ensinou que somos seres em constante transformação.
Pois é, assim são os nossos valores, nossas crenças, nossos desejos, enfim, e tudo isso nos leva a felicidade.
Ser feliz passa a ser menos complexo e mais prazeroso quando se entende que a felicidade é algo parcial, ou seja, que se realiza por partes. É natural chutar o pau da barraca quando alguma dessas partes, que desejamos muito, demora a chegar. Entretanto, não podemos perder o foco da felicidade já conquistada, aquela que já está disponível, prontinha para ser vivenciada.

Um beijo, amor.
Estou com saudade de você.

Chiara