segunda-feira

Terreiro


Para se fazer algo, tem que se fazer com propriedade! Fui ao show da Rita Ribeiro, gostei muito e percebi que ela sabia o que estava cantando e a que estava se propondo quando decidiu cantar e gravar aquelas músicas. A maranhense fez o show do CD Tecnomacumba. Assistindo ao espetáculo, muitas informações passavam por minha cabeça, que tentava se concentrar naquela exorbitante quantidade mundos que saltavam daquela voz e daquelas canções. Pensei no Zeca Baleiro, na Alcione, no arroz de cuxá [que eu nunca comi, mas, tenho a maior vontade], nas radiolas, no guaraná Jesus e fiquei tentando contextualizar a Rita nas referências que eu tinha do Maranhão. Lembrei, inclusive de Joaquim, amigo de infância, que nasceu em Codó - MA, cidade conhecida como capital da macumba. Talvez a cantora tenha como referência os som dos tambores daquela cidade. Acredito, com muita convicção, que um bom trabalho artístico só tem realmente lastro se quem o desempenha sabe o que está fazendo. E ela sabia de tudo! Muitas daquelas músicas tinham palavras das quais o significado eu desconheço, mas, que em termos de sentimento e energia, faziam com que a platéia reagisse em alegria a todo registro vocal que ecova no Teatro Rival. Não sei se aquilo tudo é macumba ou se é tecno, o que em verdade pouco me importa, agora não tenho como não mencionar que a mim me pareceu apenas lindo. Parabéns, Rita.
Bjus
Foto: encontrada no endereço
http://www.biscoitofino.com.br/bf/art_cada.php?id=166

Nenhum comentário: