segunda-feira

Conversa avinagrada


Em algumas cidades do interior por onde eu já estive, certas frases são bastante comuns e engraçadas. Algumas pessoas têm o costume de falar o seguinte, quando encontram com uma pessoa conhecida que não vêem há algum tempo: Vixe, mas tá é gorda! Tá é bonita! A gordura é um sinal de beleza. Nas cidades mais civilizadas um comentário desses pode ser bastante ofensivo e gerar alguma confusão. Entendo o quanto pode ser incoveniente, mas, é algo tão prosaico que deve ser relevado, porque, em verdade o que está acontecendo é um elogio bastante verdadeiro. A cultura, tanto no interior quanto nas cidades desenvolvidas é algo bastante interessante de se observar. Entretanto, algumas coisas da cultura civilizada me dão um certo desconforto e é sobre isso que quero escrever em verdade. A cultura oral de discussão sobre vinhos me incomoda um pouco. Algumas pessoas lêem almanaques e ficam arrotando cultura e conhecimento, achando que são Renato Machado. Fica parecendo a explicação de uma piada ou de uma poesia por quem não sabe contar a piada, tampouco explicá-la. Nestes casos, para mim, perde-se completamente o encanto. Sinceramente, notas amadeiradas interessam às minhas papilas gustativas, não ao meu aparelho auditivo. Pretensão ao falar disso, como se o tornasse alguém mais civilizado ou inteligente, corresponde a uma grosseria sem tamanho. Naturalidade em falar sobre a vida e seus prazeres, dentre eles o de se beber um vinho, deixam esse processo social mais real e saboroso. Esse conselho é bastante grosseiro, mas: enochatos tomem vinho pelas orelhas e me deixem degustar o meu Sangue de Boi silenciosamente.
Bjus
Foto: Garrafa do vinho Sangue de Boi, motivo de chacota por ser um produto popular, basante barato e de qualidade duvidosa, mas, que faz a felicidade de muita gente com pouca grana.

3 comentários:

Beth Cunha Lima disse...

Adorei!!! Descobri agoríssima q posso colocar meu super mega blog com milhões de textos e comentários aqui no orkut. Ao fazer isso, me liguei q poderia achar seu blog assim tb (bem mais fácil do que tentar me lembrar do nome do seu blog... impronunciável). Daí entrei aqui pra checar suas pérolas e essa do vinho é show! Falou tudo q eu acho ( com a exceção de que as pessoas não querem necessariamente ser Renato Machado, já q pra mim ele tb quer ser algum outro entendido... não sei, ele não me convence. pra mim o q diz de vinhos é parte do roteiro da globo :)
Beijos!!!

Anônimo disse...

Não posso deixar de comentar esse texto. Adoro seu blog, amo seus textos, apesar de nunca comentar. Mas esse tal de sangue de boi tem que notas mesmo??? Acho que de flor de Lotus da Namibia kkkk Beijuuusss

Anônimo disse...

Hello everyone! I don't know where to start but hope this place will be useful for me.
I will be glad to get any assistance at the start.
Thanks in advance and good luck! :)